Década de 1960

Autossuficiência na produção dos principais derivados do petróleo

A década de 60 foi um período de muito trabalho e grandes realizações para a indústria nacional de petróleo. Em 1961, a Petrobras alcançou um de seus objetivos principais: a autossuficiência na produção dos principais derivados, com o início de funcionamento da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro. Ao longo da década, outras unidades entraram em operação: as Refinarias Gabriel Passos (Regap), em Betim, Minas Gerais, e Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, Rio Grande do Sul (1968). A expansão do parque de refino mudou a estrutura das importações radicalmente. Enquanto na época de criação da Petrobras 98% das compras externas correspondiam a derivados e só 2% a óleo cru, em 1967 o perfil das importações passava a ser 8% de derivados e 92% de petróleo bruto.

Para reduzir o custo das importações, o Governo instituiu, em 1962, o monopólio da importação de petróleo e derivados. Essa medida permitiu que a Petrobras realizasse negociações que resultaram em grande economia de divisas para o país, nos anos seguintes.

Dois importantes marcos de produção foram alcançados nos anos 60: os 100 mil barris diários de produção, em 1962, e a primeira descoberta de petróleo no mar, em 1968. O campo de Guaricema, no litoral de Sergipe, representou um passo importante para que a Petrobras mergulhasse em direção ao futuro sucesso exploratório na atividade offshore.

Outros Destaques dos Anos 60

  • Criação do Ministério das Minas e Energia, ao qual a Petrobras passou a se subordinar.
  • Divulgação de estudo realizado por 14 geólogos, conhecido por Relatório Link (alusão ao norte-americano Walter Link, chefe da equipe), apresenta dados pessimistas sobre as reservas petrolíferas do Brasil em terra. Link recomenda a ida para o mar e para o exterior, antevendo o que seria a conquista da auto-suficiência. O General Tácito de Freitas lança o livro Petróleo apesar de Mr. Link, no qual acusa o geólogo norte-americano de estar a serviço das multinacionais do setor.
  • Início dos levantamentos geofísicos na bacia de Campos (RJ), sendo perfurado o primeiro poço submarino naquela área.